Coeducar


Adaptação na Escola

BEM-VINDOS À FAMILIA COEDUCAR!

O início da vida escolar é uma experiência desafiante para as crianças. Novo espaço, novas pessoas, novas regras, novas rotinas e um momento de ficar longe dos pais por uma parte do dia. É sem dúvida um tempo de fortes emoções, de descoberta do novo. E por isso, um tempo de inseguranças e incertezas trazidas pelo desconhecido.
Cabe à escola, em parceria com a família, realizar um trabalho que facilite a entrada das crianças nesse novo mundo. Nova escola, sala de aula, novos colegas, professores, ambiente diferente, tudo isso implica em grandes mudanças e exige esforço de adaptação.
O processo de adaptação que preparamos aqui na COEDUCAR é voltado para o cuidar e educar, com atenção especial desse momento.
Apresentamos algumas orientações importantes para que todos entendam o que acontece nesse período e, também, como é a atenção dedicada às crianças para que se sintam felizes e seguras conosco.


A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

No período de adaptação incentivamos as crianças a conhecer o espaço da escola com segurança e autonomia. Por isso, deixamos que elas transitem pelos diferentes espaços e explorem os ambientes existentes: areia, salas de aula, parquinho, biblioteca, quadra, videoteca.... Sempre na companhia de um educador, para que possam, aos poucos, adquirir familiaridade e segurança com o ambiente escolar.


O PAPEL DOS EDUCADORES

A familiarização com os educadores é fundamental para que cada criança crie afinidade com eles e, principalmente, sinta segurança para permanecer na escola. Nossa equipe - professores, estagiários e demais profissionais - está preparada para se posicionar como referência durante esse processo. Assim, é importante que as crianças percebam que, enquanto estiverem na escola, seus pedidos e necessidades devem ser atendidas pelos educadores.
No decorrer desse período, quando houver qualquer solicitação da criança, na presença de pai, mãe ou acompanhante, é importante que estes transfiram aresponsabilidade à escola, sugerindo que o aluno peça ao educador o que for preciso, para que assim, possam transmitir às crianças a confiança nos educadores.Por exemplo, quando pais ou acompanhantes forem solicitados pelas crianças para levá-los ao banheiro, para acompanhá-los em uma ou outra atividade ou mesmo na preparação do lanche, a melhor resposta dos responsáveis será: “fale com sua professora, ela vai lhe ajudar", isso facilita muito a adaptação e a construção do vínculo entre professor e aluno.


CONVERSAS SOBRE A ESCOLA

As famílias podem e devem conversar com os filhos sobre a nova escola, contando-lhes inicialmente sobre a professora, outras crianças e as propostas que acontecerão durante os primeiros dias. Ao iniciar a adaptação as conversas devem permanecer, relatandosobre os eventos vividos pela turma naquele dia, as histórias ouvidas, os nomes dos amigos, etc.


A ROTINA

As atividades propostas às crianças no período de adaptação têm como objetivo mostrar a rotina da escola, bem como as novidades que esta oferece: brinquedos, brincadeiras, outras crianças, pessoas diferentes daquelas que estão acostumadas, momentos em grupo para lanchar, pintar, ouvir histórias, desenhar, conversar e se cuidar. Desde o primeiro dia, elas participam de algumas dessas situações. Muitas atividades são organizadas em conjunto pela professora e por todas as crianças para que se sintam mais envolvidas e integradas ao dia-a-dia da escola.


O TEMPO

Cada criança tem o seu ritmo próprio e sua forma peculiar de adaptar-se. Portanto, nesse período, as orientações são individualizadas, contemplando uma diversidade de decisões e horários. A professora e a coordenadora estarão atentas e prontas para apoiar e orientar sempre que necessário.
As atividades propostas nesse período simulam o cotidiano escolar, em doses proporcionais ao momento que os alunos estão vivendo. Por isso, temos horários específicos para a primeira semana, principalmente para aqueles que estão apresentando mais sensibilidade e insegurança no ambiente escolar.
Depois deste período, o tempo de permanência na escola vai aumentando aos poucos, até que o aluno se adapte e consiga permanecer pelo período completo (das 13h30 às 18h). Esta orientação também será dada aos pais ou acompanhantes pessoalmente pela professora e/ou coordenadora.
Mesmo que a criança esteja bem adaptada e já se sinta à vontade na escola, o horário reduzido no início é importante para que ela tenha o desejo de voltar a cada dia e aprender coisas novas.
Sendo assim, estejam atentos aos nossos horários no período de adaptação para os novos alunos da Educação Infantil:
1ª semana (03 a 06/02) – 13h30min às 16h
2ªsemana (09 a 13/02) – 13h30min às 17h
Após o recesso do Carnaval – Horário normal: 13h30min às 18h, sendo permitido a saída a partir das 17h30min para o Maternal I e II.


ALGUMAS DICAS

Para as famílias, esse também é um momento de adaptação. É natural que se sintam ansiosas com todas as novidades com as quais as crianças vão se deparar e com a expectativa em relação à separação. Por isso, aqui na COEDUCAR, da mesma forma que cuidamos “dos pequenos”, estamos com nossa atenção voltada aos pais.
Para dar mais segurança ao aluno, solicitamos que pais, mães ou uma pessoa querida esteja presente na primeira semana de adaptação, no horário proposto para esse período. É importanteque a pessoa seja a mesma em todo o processo, deste o primeiro dia até o momento em que a criança aceitar ficar na escola, sem o acompanhamento.A experiência de muitos anos no processo de adaptação com alunos na Educação Infantil nos mostra que a troca eventual do acompanhante traz inconvenientes que, muitas vezes, provocam reinício ou prolongamento deste período.
Para o bom desenvolvimento do processo de adaptação pais e acompanhantes receberão orientações dos educadores referentes aos momentos oportunos de aproximação e distanciamento. Por exemplo, não é conveniente para a criança que o acompanhante permaneça dentro da sala de aula conversando, brincando ou segurando-a no colo, pois tais atitudes acabam por interferir no bom andamento deste processo.
No momento de deixar a criança na escola ou na sala de aula, a despedida deve ser breve e segura, de forma que o responsável transmita a certeza de que estará por perto e sempre à disposição. Os combinados que fizer com os seus filhos, referentes ao período de adaptação, devem ser comunicados às professoras na frente da criança; nunca deixe de cumpri-los, sobretudo porque a professora será sua “avalista” e pode ficar desacreditada pela criança.
Para auxiliá-lo neste período, o aluno pode trazer, dentro da mochila ou da lancheira, alguns objetos seus (chupeta,boneco etc.). Lembramos que cada um desses objetos deve estar marcado com o seu nome completo.
Sugerimos que a organização da lancheira e dos pertences que irá trazer para a escola seja feita junto com a criança.
É bastante comum mudanças de humor e comportamento durante o período de adaptação. Algumas crianças podem chorar mais do que normalmente o fazem quando estão em casa, solicitar maior atenção, apresentar dificuldade e resistência em adormecer, alterar o apetite ou demonstrar uma maior irritabilidade diante de algum posicionamento de seus pais. E tudo isto, acreditem, faz parte deste processo pelo qual estarão passando. É fundamental que os pais mantenham-se seguros e tranquilos pois estas manifestações são passageiras.


ÚLTIMOS LEMBRETES

Solicitamos aos pais e acompanhantes, que considerem sempre a possibilidade de permanecer na escola à espera da criança durante os primeiros dias de sua adaptação. Sugerimos que tragam livros, revistas, jornais ou qualquer atividade que possa distraí-los neste período de permanência aqui. Nossa biblioteca também estará à disposição.
Qualquer dúvida, orientação ou esclarecimento não hesite em nos procurar. Estamos sempre à disposição – Equipe Pedagógica / administrativa coordenação, professores. É importante lembrar que a atenção e dedicação dos professores estarão voltadas primeiramente para as crianças. Por isso, pedimos que evitem sobrecarregar as professoras com questionamentos ou recomendações nestes dias de adaptação. Se houver a necessidade de alguma conversa mais demorada, procure a coordenadora que ela poderá comunicar seu tema às professoras no momento mais oportuno.
Um belo dia, a criança chega feliz à escola, despede-se dos pais, fica bem durante todo o período e volta para casa lembrando as coisas boas vividas no dia. A adaptação está concluída? Talvez. É possível que seu filho, que ficou ótimo na primeira semana de aulas, apresente dificuldades na semana seguinte. Outra criança pode apresentar problemas dali a 15 dias ou um mês. Segundas-feiras, voltas de feriados e especialmente de férias também são momentos delicados, em que choros e reclamações nas despedidas podem voltar a aparecer. O importante, então, é os pais, como sempre, conversem com a escola, que vai atentar também para eventuais jogos emocionais feitos pela criança. Satisfeitos com a escola escolhida, acreditem que aqui é o lugar onde tudo acontece pelo bom desenvolvimento e bem-estar da criança.
Temos a certeza de que está começando agora um tempo muito feliz e de muita alegria para as crianças e pais que escolheram serem acolhidos pela família COEDUCAR!


Boas-vindas!


Equipe Pedagógica da COEDUCAR - 2015