A poesia faz parte do currículo do 4º ano do Ensino Fundamental na Coeducar e é neste ano que acontece a Noite de Poesia.
Como é na Prática?
Várias oficinas acontecem ao longo do ano, quando os alunos têm o prazer de ler poesias de autores infantis consagrados e a partir deles criar suas próprias poesias sobre os temas que surgem. As brincadeiras com as palavras, a confecção de mural de poemas, o estudo dos clássicos infantis como Elias José, Roseana Murray, Cecília Meireles, José Paulo Paes, e tantos outros vão compondo esse universo poético.
Na medida em que as poesias são construídas novas formas de criação são descobertas, como o uso da rima, o trocadilho entre palavras e a ênfase na sonoridade, de forma a revelar a leveza e a beleza da poesia. Incluímos também cantigas de roda, trava-línguas, músicas, repentes, quadrinhas, acrósticos e cordéis.
A ilustração das poesias é um aspecto importante e muito explorado, pois é uma nova interpretação das produções, agora pela linguagem do desenho.
Todo esse trabalho é reunido em um Livro, cujo título é escolhido pela turma. Ao final do ano, numa noite especial, realizamos a Noite de Autógrafos ou Noite da Poesia, com a entrega dos livros e apresentações dos alunos. É um evento simples na forma, mas grandioso no conteúdo e aguardado com carinho por pais, alunos, familiares e equipe pedagógica.
Vejam as fotos!