A capoeira angola é cultura genuinamente brasileira, cultura viva. Patrimônio Imaterial da Humanidade. Sinônimo de resistência e liberdade.
Duelo de corpos em estratégia e destreza, regidos pelo som dos berimbaus.
O ensino da capoeira angola pra crianças é um brincar, é leve. Brincando e interagindo com os colegas e professores a criança aprende sobre sí mesma, sobre o próximo, sobre a sociedade e nossa história.
A musicalidade na capoeira angola é da maior importância. Para acontecer a roda é preciso antes ter uma bateria afinada, harmônica e agradável. Os alunos terão aulas de ritmo, instrumentação, percussão e canto.
A capoeira angola traz aos seus praticantes dedicados saúde e autoconhecimento. Melhora a postura e fortalece o corpo, em especial o conjunto de músculos das costas e abdômen. Desenvolve expressividade e confiança para se colocar perante a sociedade e superar os desafios. Noção de ritmo, flexibilidade, reflexos, controle físico e emocional, respeito, humildade, desenvoltura, defesa, prontidão, concentração e vivacidade... A capoeira não se limita a roda, seu objetivo vai além e visa ajudar a preparar o indivíduo para a vida.
Com alunos de 3 a 5 anos a aula tem como foco melhorar a flexibilidade, postura e força, principalmente nas costas e membros superiores, que em geral são menos trabalhados no dia a dia. Posturas e movimentação básica, ritmos e iniciação à instrumentação. Irão aprender cantigas e terão momentos de interação com crianças mais velhas.
As crianças de 6 anos em dianteirão aprender desde a movimentação básica até movimentos em duplas do jogo de angola, aprenderão a tocar instrumentos e trabalharão o canto, já podem entender os procedimentos da roda. A partir d os 9anos têm maior necessidade de desenvolver a técnica e os detalhes dos movimentos e da musicalidade.
A turma também terá aulas de makulelê, que é uma dança guerreira, percussão e samba de roda apropriada para a idade.
Iê!!!
Capoeira também é brincadeira de criança
O que se faz na infância é o que fica na lembrança
Vai lá menino, mostra o que o mestre ensinou
Mostra que arrancaram a planta mas a semente brotou
E se for bem cultivada vai dar bom fruto e bela flor camarada!
...Iê viva meu Deus!
*Não há movimentos repetitivos que podem lesionar nem uso de golpes com intenção de machucar.
*Os alunos que já tiverem adquirido calça de outra escola de capoeira podem usá-la. Na capoeira angola usamos calça, camisa e sapato fechado.
Inscrições favor entrar em contato com a coordenação da escola.
horário das aulas 18:10 às 19:00 terças e quintas.
*qualquer dúvida entre em contato, por telefone ou whatsApp com Matheus (31) 9 9669-7221.
Sobre o professor
Matheus Garcia Ferreira é capoeirista desde 2006, em 2014 passou a fazer parte do Centro de Capoeira Angola OuroVerde, com sede na Bahia e centros em diversos países do mundo. As suas aulas são fundamentadas e orientadas pela mestra Tisza e pelo mestre Cabello, fundadores da OuroVerde. Ambos foram alunos do mestre João Grande.
Ministra aulas desde 2012 no CTA, Violeira, através do Projeto Conviver que atende crianças a partir dos 4 anos e também adolescentes e adultos de todas as classes sociais. Neste projeto atua também como mobilizador social, articulador e mediador de conflitos.
Matheus Ferreira também trabalha como gestor da Fazenda Agroflorestal Alba Quercus, Coimbra, tendo formação na área florestal.