As atividades de teatro ou mais especificamente os jogos dramáticos são atividades orientadas, que dão oportunidade às crianças de vivenciarem situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora: Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e reconhecer a ação de um companheiro ou companheira ou um grupo. Atividades como essas fazem parte do campo de experiências dos jogos dramáticos, imprescindíveis para a infância.
Na Coeducar, as crianças aprendem atuando, motivo pelo qual lhes oferecemos oportunidades de atuação. Consideramos que esta maneira de aprender tem profundas implicações no amadurecimento de cada uma delas. Os jogos dramáticos dão ainda às crianças uma chance real de brincar com outras possibilidades de ser e de agir, possibilitando a formação da identidade e mostram, na prática, a importância dos valores, as consequências das atitudes e, acima de tudo, desenvolvem a cooperação e a habilidade de se trabalhar em grupo. O clima em que as crianças atuam, é de ampla liberdade e respeito, levando em consideração principalmente o nível de desenvolvimento em que elas se encontram.
O teatro na infância é um valoroso momento em que brincando as crianças exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo. Para esta brincadeira de faz-de-conta fazemos uso de diversos recursos. Dentre eles podemos citar os fantoches, as marionetes, as fantasias, os adereços e, claro, as maquiagens. Atividades com esses materiais contribuem para o exercício de faz de conta e também compõem esse delicioso cenário.
Outro aspecto importante sobre o teatro na infância é que é uma atividade psicológica de grande complexidade. É uma atividade lúdica que desencadeia o uso da imaginação criadora pela impossibilidade de satisfação imediata de desejos por parte da criança.
Os teatros na Coeducar não se traduzem como seções psicológicas que solucionam todos os problemas das áreas afetivas e cognitivas, mas sem dúvida contribuem para a resolução de muitos deles e este é o nosso papel: contribuir para que nossas crianças vivenciem a infância da maneira mais saudável que for possível.