A capacidade de perceber, de imaginar, de planejar e de dar sentido ao mundo faz parte da singularidade dos seres humanos e são de extrema importância para a nossa formação.
Entendemos que a Filosofia é um tipo de saber que tem em sua essência o objetivo de levar as pessoas a desenvolverem um senso crítico - ferramenta básica para o entendimento do mundo e de si mesmas. Entender para escolher, escolher para acertar e acertar para tornar melhor a realidade que nos envolve de todas as formas. E, quanto mais cedo tivermos condições de exercitar o pensar nesta direção, mais fácil será encontrar respostas para as questões que nos chegam a todo o momento.
Já nas séries posteriores, a Filosofia aparece como mais uma disciplina do currículo, mas nem por isso perde seu caráter interdisciplinar. Muito pelo contrário, nas aulas de Filosofia são trabalhados temas e conceitos básicos para que a visão de mundo se amplie e a reflexão de valores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do convívio social se estabeleça em bases melhores e mais sólidas, contribuindo também para a construção de cidadãos mais éticos e sensíveis.
Segundo Buber, o processo educativo deve privilegiar a conversa e a cooperação. Dessa forma, saber se relacionar é fundamental, por isso temos como base o diálogo.
As produções dos alunos - textos, desenhos, esculturas, encenações - e as discussões, debates e dinâmicas em grupo são recursos utilizados nas aulas de Filosofia que os auxiliam nas reflexões e descobertas de si mesmo, do outro e do mundo que os cercam.