Samuel Loures
A Escola do Futuro
Gostaria de contar um pouco da experiência que venho tendo em busca de conhecimento nessa era da inovação. Tenho lido e estudado bastante durante os últimos 3 anos, buscando conhecimento na área de tecnologia e inovação, visto que estas vem alterando com elevado grau de ruptura, tudo que um dia aprendemos, rompendo com muitos padrões que antes eram tidos como insuperáveis. O modo como buscamos informação, como nos conectamos, como fazemos negócios, como guardamos nossas informações, como viajamos, como hospedamos, enfim, tudo está mudando.
E nessa jornada alucinante, grande parte das leituras tem a ver com a educação. Salim Ismail, Michal Malone, Sugata Mitra, Carol Dweck, Elon Musk, Ken Robinson, Rita Pierson, Amanda Ripley e muitos outros… E gostaria em algumas poucas palavras, compartilhar com vocês o que TODOS eles falam em voz uníssona.
Se estamos falando em disrupção, falamos de muitas tecnologias e empregos que estão sendo criados, que não existiam antes. Dessa forma, como preparar nossas crianças para o que não existe? Como preparar os nossos jovens? Um estudo da Dell Technologies indica que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas! Estamos no pleno desenvolvimento de tecnologias como a Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, Internet das Coisas, Blockchain, que mudarão completamente nosso ambiente de convivência e de trabalho nos próximos anos. Estamos saindo de uma economia da escassez para uma economia da abundância. Abundância de recursos, abundância de informação, alternância de mão de obra e criação de novas necessidades que ainda nem sabemos que teremos. Não podemos esperar que a escola tradicional, a mesma que ensinou a nós e a nossos pais, seja o modelo correto para preparar nossos filhos para encarar esse mundo, você não acha?
A informação já existe, com uma abundância tremenda. E continuará se multiplicando exponenciamente. Assistentes virtuais te respondem qualquer pergunta que desejar, e isso será aprimorado cada vez mais no futuro. Será que temos mesmo que ficar decorando conhecimento sem entender a aplicabilidade? A grande discussão sobre o aprendizado tem sido quais os “skills”, habilidades que devem ser desenvolvidas desde criança. Incluem-se nessas habilidades a capacidade analítica e criativa, conhecimento digital e técnico, consciência cívica e global, empreendedorismo, abertura interdisciplinar e liderança. Esse é o foco!
Se você já passou pela escola tradicional, sabe que essas habilidades são secundárias ou nem são contempladas.
Das escolas que conheço, uma delas está mais próxima do futuro. Esta escola se chama Coeducar, e está localizada em Viçosa - MG. A abordagem por projetos, utilizada por ela, na minha opinião, é a mais adequada para desenvolver as habilidades para um mundo que ainda não existe. Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google, Jeff Bezos - fundador da Amazon - foram alunos de escola por projetos (Montessori). Steve Jobs frequentou escola de Artes. Nossos filhos e jovens precisam entender que o mundo estará em constante mudança, e terão que se inserir e se adaptar nessa espiral global, participando disso de maneira ativa, e não passiva. Essa estimulação dada a partir da fundamentação interdisciplinar de projetos, envolvidos com arte e música é uma combinação excepcional. Além disso, é a escola que consegue estar em plena evolução, que ouve e entende as diferenças de cada indivíduo, e busca uma inserção imperceptível, na diversidade que vamos encontrar no mundo real. E esse é outro ponto, a diversidade, que, mais uma vez, o Coeducar surpreende e também está na frente. Mas esse assunto fica para um próximo capítulo!
29 de novembro de 2018.
Samuel Loures