Blog

Ciranda
Reunir as turmas da Educação Infantil da COEDUCAR, para as rodas de ciranda é mais que resgatar uma brincadeira antiga e popular, é proporcionar diversão aos pequenos. Brincar de ciranda é uma maneira das crianças se expressarem artisticamente. Mais que rodar de mãos dadas, as cirandas são vivenciadas pelas turmas com muita alegria e imaginação.
COECIN
O COECIN é uma Feira do Conhecimento que realizamos todos os anos para dividir com a comunidade escolar os resultados dos Projetos que nortearam as atividades dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ao longo do primeiro semestre do ano. Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Dança, Ciências, Filosofia, Pesquisa, Vivência, Debate e […]
Copinha
As Copinhas de Esportes são jogos realizados com os alunos do Fundamental II e Médio. As equipes são montadas por meio de sorteio, envolvendo diferentes gêneros e alunos de turmas diferentes. As copinhas são realizadas ao final de cada bimestre, sendo praticadas quatro modalidades: futsal, vôlei, handebol e basquete. Durante a realização dos jogos, os […]
Dia de jogo
O jogo, além de sua natureza lúdica, contribui para o desenvolvimento físico, motor, social, moral e cognitivo. É na interação entre pares, e no prazer de jogar que as regras são compreendidas, vivenciadas ou reconstruídas. A imprevisibilidade do jogo incentiva e desafia o pensamento para novas estratégias, o que envolve construção de conhecimento e de […]
Festa Junina
À medida que a ciência e a tecnologia se desenvolveram, todas as tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental de modo a caracterizar a formação cultural de um povo e seu passado, além de detectar a cultura popular vigente, pois o fato folclórico é influenciado por […]
Gincanas
Movimento e Brincadeira Além das aulas de Educação Física e o desenvolvimento de conteúdos próprios desta disciplina, os alunos da COEDUCAR têm oportunidade de participar de gincanas de lazer, intensificando o processo de ensino-aprendizagem por meio de atividades diversificadas que aprimorem e fortaleçam os conhecimentos, bem como os laços de amizade. As gincanas acontecem todos […]
A Capoeira Angola
A capoeira angola é cultura genuinamente brasileira, cultura viva. Patrimônio Imaterial da Humanidade. Sinônimo de resistência e liberdade. Duelo de corpos em estratégia e destreza, regidos pelo som dos berimbaus. O ensino da capoeira angola pra crianças é um brincar, é leve. Brincando e interagindo com os colegas e professores a criança aprende sobre sí […]
Por que a Coeducar é uma escola diferente?
A Coeducar é uma escola construtivista/sóciointeracionista e tem as teorias de Piaget, Vygotsky e Freinet como norteadoras de seu trabalho. A construção do conhecimento por meio da ação reflexiva do aluno é um dos eixos da nossa proposta. As relações sociais e a mediação da linguagem, em suas diferentes manifestações, permeiam nossas ações com vistas […]
Por que trabalhamos com projetos?
Acreditamos que a escola deve levar o aluno a perceber a importância do conhecimento para compreensão e transformação do meio em que está inserido. "Conhecer implica questionar... Quem conhece não aceita o que está dado(...), pois imagina poder fazer diferente, pretender muito mais. As tecnologias surgem nesta esteira: o ser humano não se conforma com […]
Como lidamos com a disciplina e a construção das regras?
A Coeducar é uma escola que prioriza um ensino humanizado que preserva valores como responsabilidade, cooperação, respeito... Procuramos levar os nossos alunos a perceberem que tais valores devem fazer parte de nossa vida e não apenas na presença dos pais e professores. Temos a escola como um espaço coletivo, no qual as diferenças devem ser […]
Como avaliamos
Piaget diz que o conhecimento não se copia, se constrói. Que a aprendizagem ocorre na interação do sujeito com o objeto do conhecimento. Propomos a avaliação na Coeducar como um procedimento de aprendizagem para o aluno, e de redefinição de processos de ensino para o professor (avaliação diagnóstica). De acordo com nossa concepção da educação, […]
A Arte na Coeducar
A arte na Coeducar é tida como o espaço para a manifestação simbólica dos mais profundos anseios humanos, a linguagem universal, concretizada no fazer individual e coletivo, que mostra, denuncia, expressa e, ao mesmo tempo, renova, constrói e solidifica o ser humano. Nas crianças e jovens o criar está em todo seu viver e agir. […]
Literatura e incentivo a leitura
Para desenvolver o gosto pela leitura, toda atenção deve ser dispensada à sua prática e é importante que tenha também caráter lúdico e prazeroso. Na Coeducar os alunos têm a oportunidade de freqüentar a biblioteca e manipular, ler e escolher livros, além momentos especiais para ouvir histórias. A BIBLIOTECA: Sem silêncio, por favor! "Biblioteca: Fonte […]
Educação Ambiental
A filosofia de trabalho da Coeducar possibilitou a criação do Grupo de Educação Ambiental (GEA), em 1998, formado por pais e professores da escola, como forma de sistematizar e incrementar as ações e aumentar o envolvimento da comunidade escolar. Como conseqüência deste trabalho, surgiu o Programa de Educação Ambiental (PEA), com os seguintes objetivos: " […]
Excursões Ecológicas
Amar Para Conservar Ninguém cuida daquilo que não gosta. E para gostarmos de algo é preciso conhecer. Como desenvolver uma consciência ambiental se as florestas, os rios, os animais (...) não fazem parte da nossa história e se são contemplados apenas em fotografias? É com esse espírito que organizamos as Excursões Ecológicas na COEDUCAR. Levar […]
Língua estrangeira
O estudo da língua Inglesa para os primeiros anos do ensino fundamental é conduzido de forma a convidar o aluno a "descobrir" a língua estrangeira como uma aventura leve e prazerosa. Para tanto, procuramos fazer uso de atividades lúdicas e divertidas, especialmente na consolidação do vocabulário aprendido e também como estratégia de motivação de aprendizagem.
A filosofia na Coeducar
A capacidade de perceber, de imaginar, de planejar e de dar sentido ao mundo faz parte da singularidade dos seres humanos e são de extrema importância para a nossa formação. Entendemos que a Filosofia é um tipo de saber que tem em sua essência o objetivo de levar as pessoas a desenvolverem um senso crítico […]
Teatro
As atividades de teatro ou mais especificamente os jogos dramáticos são atividades orientadas, que dão oportunidade às crianças de vivenciarem situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora: Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e reconhecer […]
  • 1
  • 2

Obortis et Tdio

Suspendisse Magna Lectus Lotis vel pretium